Homens e mulheres? 5 profissões onde diferença salarial é superior a 50%

Existem cinco profissões onde a disparidade salarial entre homens e mulheres foi superior a 50%, ou seja, o salário médio auferido pelos homens licenciados foi 1,5 vezes superior ao salário médio das mulheres com a mesma escolaridade.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/03/2023 14:20 ‧ 07/03/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Emprego

Em 2020, o salário médio dos homens licenciados foi de 2.211 euros, um valor 36% superior ao salário médio das mulheres com licenciatura (1.629 euros), segundo um estudo da Fundação José Neves, divulgado esta terça-feira. Há, inclusive, cinco profissões em que esta discrepância salarial é superior a 50%

"Existem cinco profissões onde a disparidade salarial entre homens e mulheres foi superior a 50%, ou seja, o salário médio auferido pelos homens licenciados foi 1,5 vezes superior ao salário médio das mulheres com a mesma escolaridade: Treinadores, instrutores e árbitros de desportos; Chefes de cozinha; Diretores gerais e gestores executivos de empresas; Filósofos, historiadores e especialistas de ciências políticas; Diretores das indústrias de construção e de engenharia civil", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Estes dados, que constam no 'Insight' da Fundação José Neves, lançado na véspera da comemoração do Dia Internacional da Mulher, "revelam que a vantagem salarial dos homens com licenciatura comparativamente às mulheres com o mesmo nível de escolaridade continua a ser expressiva, mas que esta diferença tem vindo a diminuir significativamente nos últimos anos".

"A redução deve-se, em grande medida, ao crescimento mais acentuado do salário médio das mulheres licenciadas no período pós-crise financeira. Entre 2017 e 2020, este crescimento foi de 2,8% para os homens e de 5,4% para as mulheres", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Leia Também: Belmira Santos é professora há 30 anos e ganha igual a recém-contratados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas