Biden tranquiliza após colapso de banco: "Sistema bancário está seguro"
Garantia foi deixada pelo presidente dos EUA, depois do colapso do Silicon Valley Bank (SVB).
© Alex Wong/Getty Images
Economia SVB
O presidente dos EUA, Joe Biden, tranquilizou, esta segunda-feira, os cidadãos dos EUA, adiantando que os mesmos podem confiar que o sistema bancário do país está seguro, depois do colapso do Silicon Valley Bank (SVB).
"Os americanos podem confiar que o sistema bancário está seguro", disse Biden, em conferência de imprensa, assegurando que "todos os americanos devem estar confiantes de que os seus depósitos estarão lá".
O Presidente disse ainda que os contribuintes não serão responsáveis pelas perdas de uma falência bancária, apelando ao Congresso para "reforçar" a regulação do setor.
O SVB, com sede na Califórnia, anunciou na quarta-feira que estava a tentar realizar um aumento de capital para ultrapassar as dificuldades financeiras.
O anúncio levou muitos clientes a retirar os fundos e os reguladores encerraram o banco na sexta-feira por falta de liquidez. Posteriormente, o preço das ações da empresa entrou em colapso, o que, por sua vez, afetou o setor bancário em geral, tanto nos Estados Unidos como em outros países.
NOW - Biden: "The banking system is safe." pic.twitter.com/CXR6r6SrNJ
— Disclose.tv (@disclosetv) March 13, 2023
No domingo, os órgãos reguladores dos Estados Unidos tinham anunciado um plano para proteger os depósitos dos clientes do SVB.
O Departamento do Tesouro, a Reserva Federal (Fed) e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) adiantaram, num comunicado conjunto, que os clientes terão acesso a todo o dinheiro depositado no SVB.
Com este plano, avançaram as três entidades, os contribuintes norte-americanos "não assumirão as perdas" do banco e os depósitos serão protegidos para "facultar o acesso ao crédito por parte das famílias e das empresas".
Os reguladores também anunciaram o encerramento do Signature Bank, com sede em Nova Iorque, e prometeram que o mesmo plano será aplicado para reembolsar os clientes por todo o dinheiro depositado, adiantou a agência EFE.
Leia Também: Biden "comprometido" em responsabilizar dirigentes de bancos encerrados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com