Depósitos nos EUA 'voam' para os grandes bancos após falência do SVB
De acordo com o Financial Times, que cita executivos, trata-se da "maior movimentação de depósitos em mais de uma década".
© iStock
Economia SVB
Os maiores bancos dos EUA estão a ser "inundados" com pedidos de clientes que tentam transferir dinheiro de outras instituições bancárias mais pequenas, no seguimento do colapso do Silicon Valley Bank (SVB), avança o Financial Times, esta terça-feira.
De acordo com o mesmo jornal, que cita executivos, trata-se da "maior movimentação de depósitos em mais de uma década".
O JPMorgan Chase, o Citigroup e outros grandes bancos estão a tentar acomodar rapidamente vários depósitos de clientes, tendo tomado medidas para simplificar e agilizar o processo.
Pouco antes da abertura do mercado americano, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que os "americanos podem confiar na solidez do sistema bancário".
No domingo, as autoridades norte-americanas anunciaram que iriam garantir a retirada de todos os depósitos do banco californiano falido e disseram que vão também permitir o acesso a todos os depósitos de outro estabelecimento, o Signature Bank, que foi encerrado pelo regulador.
Além disso, a Reserva Federal (Fed) - banco central norte-americano - comprometeu-se a emprestar os fundos necessários a outros bancos para que possam responder aos levantamentos dos seus clientes.
A perspetiva de a Fed desacelerar o ritmo de subida das taxas de juro depois das dificuldades sentidas em alguns bancos anima os investidores.
Londres anunciou, por seu lado, que a sucursal britânica do SVB tinha sido vendida ao gigante bancário britânico HSBC, por uma libra simbólica.
"Os clientes do SVB do Reino Unido podem aceder aos seus depósitos e serviços bancários normalmente a partir de hoje", afirmou o Tesouro britânico.
A situação do SVB ilustra as perturbações de todo o sistema bancário norte-americano face ao endurecimento da política monetária seguido pela Fed, já que a subida das taxas de juro nos Estados Unidos tem levado os clientes a colocarem o seu dinheiro em produtos financeiros que garantem melhor rendimento do que as contas correntes, secando uma fonte crucial para o setor das novas tecnologias.
Essa vaga de levantamentos bancários colocou grandes dificuldades a três bancos na semana passada: o SVB, o Signature Bank, mas também o Silvergate Bank, um banco mais pequeno e conhecido por ter ligações privilegiadas com o meio das criptomoedas.
As autoridades norte-americanas tentam agora encontrar um comprador para o SVB o mais rapidamente possível.
Leia Também: Empréstimo da casa? Euribor estão a descer em todos os prazos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com