A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, assegurou esta segunda-feira que o BCE está a monitorizar os desenvolvimentos do mercado, estando pronto a agir se tal for necessário, sublinhando a resiliência do sistema bancário da zona euro.
"Estamos a monitorizar de perto os desenvolvimentos do mercado e estamos prontos a responder se necessário para preservar a estabilidade dos preços e financeira da zona euro. O setor bancário da zona euro é resiliente, com fortes posições de capital e de liquidez", disse Lagarde, num discurso no Parlamento Europeu.
As declarações de Lagarde surgem numa sessão de volatidade para os mercados, depois de o UBS ter anunciado a compra do Credi Suisse. As principais bolsas europeias inverteram a tendência e subiam a meio da sessão.
Os bancos europeus estão a tentar reduzir as pesadas perdas da abertura, enquanto o Credit Suisse mantém um mergulho de mais de 60%, após o UBS ter anunciado este fim de semana a sua compra por cerca de 3.000 milhões de euros, com o apoio das autoridades suíças.
O Governo suíço ofereceu garantias substanciais para que o negócio prosseguisse - utilizando certos instrumentos de emergência - com o argumento de que o colapso do Credit Suisse poderia gerar uma crise financeira não só a nível interno mas global.
O UBS concordou em comprar o Credit Suisse por 3.000 milhões de euros, um preço que pagará apenas em ações e que avalia as ações da entidade absorvida em 40% do seu valor no fecho do último dia de negociação.
Os bancos centrais também anunciaram um acordo para aumentar a liquidez do mercado. Hoje, os mercados analisarão a compra do Credit Suisse pelo UBS e a ação coordenada dos principais bancos centrais para fornecer liquidez ao sistema.
Leia Também: Bolsas europeias sobem em sessão marcada pela volatilidade