Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram ligeiramente em março, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre dezembro e março, de forma ligeira no último mês, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores, que culminou, em novembro, no valor mais baixo desde abril de 2020 no início da pandemia", pode ler-se no relatório do INE.
Adianta ainda que o "saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou em março, depois de ter recuado nos quatro meses anteriores face ao valor máximo da série registado em outubro".
Por sua vez, o indicador de clima económico aumentou entre janeiro e março, de forma ligeira no último mês, invertendo o movimento descendente iniciado há um ano atrás.
"Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora e da Construção e Obras Públicas aumentaram relativamente a fevereiro, tendo diminuído no Comércio e, de forma expressiva nos Serviços", pode ler-se.
Segundo o INE, o "saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu de forma expressiva entre novembro e março na Indústria Transformadora, atingindo o valor mais baixo desde outubro de 2020".
"Este saldo também diminuiu de forma significativa em março no Comércio, atingindo o nível mais baixo desde outubro de 2021, enquanto na Construção e Obras Públicas e nos Serviços verificaram-se reduções moderadas", pode ainda ler-se.
Leia Também: Von der Leyen insta UE a confrontar "domínio" chinês em tecnologia limpa