A Sonae e o Bankinter anunciaram, esta sexta-feira, que decidiram avançar com uma 'joint-venture' para criar um "operador líder no crédito ao consumo em Portugal", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
"No seguimento do acordo de princípio estabelecido em dezembro, o Bankinter Consumer Finance entrará no capital do Universo, que passará a ser detido em partes iguais pelos dois acionistas", pode ler-se na nota.
Esta parceria visa a "criação de um operador líder em crédito ao consumo em Portugal", sendo que, "no âmbito deste acordo, o Universo passará a ser detido em partes iguais pelas duas instituições, com a Sonae a alienar uma participação de 50% do capital do Universo".
"A transação tem subjacente um valor de capitais próprios do Universo de cerca de 45 milhões de euros e envolve a venda de 50% do capital social do Universo por um valor estimado de 19 milhões de euros. Além deste montante, o acordo prevê ainda o pagamento de até 5 milhões de euros adicionais, contingente e diferido por cinco anos após a conclusão da transação", pode ainda ler-se.
Ainda segundo a informação divulgada, o Universo conta com "mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros, tendo em 2022 registado um volume de negócios de 30 milhões de euros".
Leia Também: IVA Zero? Medida "serve para fazer conferência de imprensa"