Sonae marca assembleia-geral para eleger Conselho de Administração

A Sonae agendou para dia 28 de abril uma assembleia-geral de acionistas, na qual vai votar, entre outros pontos, a proposta dos membros para o Conselho de Administração, anunciou o grupo.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
05/04/2023 14:02 ‧ 05/04/2023 por Lusa

Economia

Sonae

Segundo a proposta remetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Conselho de Administração será composto por Duarte Paulo Teixeira de Azevedo, Ângelo Gabriel Ribeirinho dos Santos Paupério, José Manuel Neves Adelino, Margaret Lorraine Trainer, Marcelo Faria de Lima, Carlos António Rocha Moreira da Silva, Eve Alexandra Henrikson, Fuencisla Clemares e Philippe Cyriel Elodie Haspeslagh e Maria Cláudia Teixeira de Azevedo.

Para a mesa da assembleia-geral são propostos Carlos Lucena (presidente) e Maria Daniela Passos (secretária).

A proposta para o Conselho Fiscal prevê a escolha de Maria José Lourenço da Fonseca (presidente), Daniel Coelho (vogal efetivo), Manuel Sismeiro (vogal efetivo) e Sara Mendes (vogal suplente).

Já para a comissão de vencimentos são apontados Artur Santos Silva (presidente), José Côrte-Real e Ramon O'Callaghan.

O Conselho Fiscal da empresa propõe ainda a eleição da PricewaterhouseCoopers & Associados como revisor oficial de contas.

Os acionistas da Sonae vão ainda discutir e deliberar sobre o relatório de gestão e as contas individuais e consolidadas da empresa, a proposta de aplicação de resultados e proceder à apreciação da administração e fiscalização da sociedade.

A par disto vão discutir a política interna de seleção e avaliação dos membros da administração e fiscalização e alterar os estatutos da sociedade.

Tendo por base esta proposta, os estatutos passam a determinar que o capital social é de 2.000 milhões de euros, estando subscrito, realizado e dividido em 2.000 milhões de ações ordinárias, cada com o valor de um euro.

Por outro lado, é determinado que o Conselho de Administração é constituído por um número par ou ímpar de membros, no mínimo de três e máximo de 13.

Da ordem de trabalhos faz igualmente parte a deliberação sobre a remuneração da comissão de vencimentos e dos membros dos órgãos sociais e sobre os princípios aplicáveis "a uma eventual emissão de obrigações convertíveis em ações".

Em cima da mesa vai estar igualmente a discussão sobre os aumentos de capital "eventualmente necessários" às operações de conversão relativas à emissão de obrigações, sobre a compra e venda de ações e obrigações próprias.

Leia Também: Crédito ao consumo? Sonae e Bankinter unem-se para criar "operador líder"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas