"Alguns sites de organismos tutelados" pelo Ministério da Economia foram alvo de um ataque informático, esta quinta-feira, confirmou fonte do gabinete do ministro António Costa Silva ao Notícias ao Minuto. Tratou-se de um ataque "parcial" e a previsão é que a situação seja "normalizada" até ao final do dia.
A notícia, refira-se, foi avançada pela SIC Notícias, dando conta que foram tomadas medidas preventivas que permitiram conter os danos.
Contudo, a mesma fonte assegurou ao Notícias ao Minuto que "não há comprometimento de informação".
O número de ataques informáticos tem vindo a aumentar ao longo dos últimos meses, com vários governos e empresas a serem alvo deste tipo de incidentes.
Segundo um relatório do Fórum Económico Europeu, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, os ataques de "phishing" (uma técnica fraudulenta da internet que procura capturar dados privados dos utilizadores) multiplicaram-se por sete.
Mais de metade das Pequenas e Médias Empresas (PME) na Europa fecharam os seus negócios devido a ciberataques, que "minam" a confiança empresarial e interrompem o processo de transformação digital global, revela hoje um relatório sobre cibersegurança.
[Notícia atualizada às 13h45]
Leia Também: Câmara Municipal de Oliveira do Hospital alvo de ataque informático