Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 25º

Trabalhadores da TAP exigem ao novo presidente fim dos cortes salariais

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP exigiram hoje, em carta aberta ao novo presidente, o fim dos cortes salariais e a reintegração dos funcionários despedidos para que seja restabelecida a paz social na companhia aérea.

Trabalhadores da TAP exigem ao novo presidente fim dos cortes salariais
Notícias ao Minuto

13:25 - 13/04/23 por Lusa

Economia TAP

Na carta aberta hoje divulgada, os sindicatos desejam sucesso a Luís Rodrigues (que toma posse esta sexta-feira), a quem pedem uma reunião em breve, e que pode contar com os trabalhadores para serem "parte da solução" e "em conjunto elevar a TAP ao patamar que merece".

Para os sindicatos, a entrada da nova administração da TAP é o "momento ideal para acabar com matrizes ideológicas e gestão algorítmica de má memória para todos, que apenas serviram para estrangular a vida dos trabalhadores do Grupo TAP".

Dizem que os trabalhadores querem "lutar para restituir a credibilidade da companhia que foi irremediavelmente abalada", por culpa "da administração cessante bem como dos governantes", e que o estado atual da empresa obriga a "medidas sérias e concretas que garantam a paz social".

No imediato, exigem "o fim dos ATE [acordo temporário de emergência], o fim dos cortes e dos congelamentos salariais, a reversão das denúncias dos AE [Acordos de Empresa], bem como a reintegração dos trabalhadores alvo do despedimento coletivo".

Os sindicatos dizem que não ficarão parados e que irão levar a cabo uma série de iniciativas nas próximas semanas, sem indicarem quais.

Os signatários da carta aberta são os sindicatos dos Economistas, dos Engenheiros, da Indústria Aeronáutica, das Indústrias Metalúrgicas e Afins, Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil, dos trabalhadores da Aviação e Aeroportos, dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, dos Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitetos, Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, dos Pilotos da Aviação Civil, dos Quadros da Aviação Comercial, dos Técnicos de Handling de Aeroportos e dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal.

Luís Rodrigues vai tomar posse como presidente do Conselho de Administração (PCA) e presidente executivo (CEO) da TAP esta sexta-feira.

O gestor, que liderava a SATA, foi escolhido pelo Governo para substituir Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, que foram demitidos.

O Governo anunciou em 06 de março a exoneração da presidente executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener e a do presidente do Conselho de Administração, Manuel Beja, depois de divulgados os resultados de uma auditoria da Inspeção-Geral das Finanças (IGF), que concluiu que o acordo para a saída de Alexandra Reis é nulo e grande parte da indemnização de perto de meio de milhão de euros terá de ser devolvida.

A polémica começou no final de dezembro, altura em que o Correio da Manhã noticiou que a então secretária de Estado do Tesouro tinha recebido uma indemnização de cerca de 500.000 euros para sair dois anos antes do previsto da administração da TAP.

O processo foi negociado ao abrigo do código das sociedades comerciais, quando a TAP está abrangida pelo estatuto do gestor público.

O caso motivou uma remodelação no Governo, incluindo a saída do ex-ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

A comissão parlamentar de inquérito à TAP ouviu as primeiras personalidades nas últimas semanas, incluindo Christine Oumières-Widener, Manuel Beja e Alexandra Reis, com revelações que fizeram aumentar a pressão sobre o Governo de António Costa.

Na mira estão os ministros das Finanças, Fernando Medina, dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e das Infraestruturas, João Galamba, depois de a presidente executiva da TAP ter confirmado uma denúncia da Iniciativa Liberal sobre uma reunião com o grupo parlamentar do PS, na véspera da audição parlamentar, em janeiro.

Leia Também: Carta de despedida de Christine: "É com imensa tristeza que deixo a TAP"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório