Os 10 preços que mais baixaram na semana em que 'arrancou' o IVA zero
Do iogurte líquido ao arroz agulha, fique a par das maiores descidas de preço na semana entre os dias 12 e 19 de abril.
© Shutterstock
Economia IVA Zero
A semana passada ficou marcada pela entrada em vigor do IVA zero, uma medida que isenta deste imposto um conjunto de bens alimentares considerados essenciais. Após quatro semanas a dar sinais de estabilização, o preço do cabaz alimentar monitorizado pela DECO Proteste desceu 3,48 euros.
"A 19 de abril, o preço do cabaz alimentar desceu para 222,95 euros, uma descida de 3,48 euros face aos 226,42 euros que custava a 12 de abril, há apenas uma semana. A última vez que o cabaz alimentar monitorizado pela DECO Proteste tinha estado abaixo dos 223 euros tinha sido a 1 de fevereiro deste ano, quando custava 222,19 euros", explica a organização.
A medida do IVA zero, recorde-se, entrou em vigor no dia 18 de abril, sendo que "41 dos 63 alimentos monitorizados pela DECO Proteste são abrangidos pela medida, o que justifica parte destas descidas de preço".
"Entre 12 e 19 de abril, os produtos que registaram a maior descida percentual de preço foram, na maioria, produtos que estão agora isentos de IVA", nota ainda a organização de defesa do consumidor.
Quais foram os preços que mais baixaram?
Iogurte líquido foi o produto que registou a maior descida do preço na última semana© Reprodução do site da DECO Proteste
Leia Também: Panados, conservas de peixe e leites infantis também têm IVA zero?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com