Alimentos. Eis os preços que mais subiram (e desceram) na última semana
O óleo alimentar vegetal foi o produto que mais desceu de preço, ao passo que a pescada foi o alimento cujo preço mais subiu na última semana.
© shutterstock
Economia supermercado
O preço do cabaz alimentar monitorizado pela DECO Proteste está a custar 222,78 euros, menos 17 cêntimos (0,08%) face do que os 222,95 euros da semana passada (19 de abril). O óleo alimentar vegetal foi o produto que mais desceu de preço, ao passo que a pescada foi o alimento cujo preço mais subiu na última semana.
"Na última semana, entre 19 e 26 de abril, os três produtos com maiores aumentos percentuais foram a pescada fresca (mais 22%), o salmão (mais 9%) e o fiambre da perna extra (mais 9%)", explica a DECO Proteste.
Os preços que mais subiram:
Pescada foi o alimento cujo preço mais subiu na última semana© DECO Proteste
Contudo, a DECO recorda que a isenção de IVA entrou em vigor a 18 de abril e que 41 dos 63 alimentos monitorizados são abrangidos pela medida.
"Entre 12 e 19 de abril, por exemplo, os produtos que registaram a maior descida percentual de preço foram, na maioria, produtos que estão agora isentos de IVA. Esta semana, a tendência repete-se. Entre os dez produtos cujo preço mais desceu entre 19 e 26 de abril, nove estão agora isentos de IVA", diz a DECO Proteste.
Os preços que mais desceram:
O óleo alimentar vegetal foi o produto que mais desceu de preço© DECO Proteste
Leia Também: DECO Proteste vai enviar SMS com variações de preços do cabaz IVA zero
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com