Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

Presidente do Turismo de Portugal defende mais financiamento para setor

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, defendeu hoje em Bruxelas mais financiamento direto para o setor do turismo, sublinhando que este representa 20 milhões de postos de trabalho na Europa, além do "efeito de arrastamento" noutras atividades.

Presidente do Turismo de Portugal defende mais financiamento para setor
Notícias ao Minuto

13:09 - 05/05/23 por Lusa

Economia Turismo de Portugal

Intervindo numa mesa-redonda durante o Dia Europeu do Turismo, evento que voltou a ser celebrado em Bruxelas pela primeira vez nos últimos cinco anos, Luís Araújo, na qualidade de presidente do Turismo de Portugal e da European Travel Commission (ETC) - que representa 33 organizações nacionais de turismo da Europa -, saudou as iniciativas que têm sido levadas a cabo a nível comunitário, mas argumentou que é preciso dar "mais um passo".

"Temos de ser mais ativos. Precisamos de financiamento direto porque representamos 20 milhões de postos de trabalho. Penso que deveríamos dizê-lo todos os dias, é como um mantra: representamos 20 milhões postos de trabalho na Europa", disse, recordando que também muitos outros setores beneficiam do turismo, dado o "efeito de arrastamento" deste.

"Para dar uma ideia", Luís Araújo deu "um exemplo de Portugal", apontando que "as exportações de vinho para os Estados Unidos e Brasil estão em perfeita correlação com o crescimento de turistas desses países para Portugal".

"Estou certo de que primeiro visitam, e depois compram o vinho, acreditem", vincou.

Apontando que o setor do turismo foi duramente atingido durante a pandemia da covid-19, o presidente do Turismo de Portugal e da ETC considerou que "a plataforma que foi lançada com todo o financiamento que está disponível através de tantos instrumentos por toda a Europa é maravilhosa, mas é preciso dar um passo mais".

"E esse passo adicional é ter financiamento específico para turismo, promoção específica para o turismo, promover o turismo intraeuropeu, promover os valores da Europa através da colaboração, e penso que agora a palavra essencial é cooperação, entre países. Estou orgulhoso de fazer parte da ETC, que está a fazer isso. Mas ainda assim temos de fazer mais", argumentou.

Segundo Luís Araújo, todos concordam que o turismo tem de ser "mais sustentável", trabalhando de forma coletiva, pois não cabe aos turistas "alterar a forma como se faz turismo".

"Temos de mudar a atitude de toda a cadeia de valores, da oferta à procura", defendeu.

Leia Também: Alentejo vai ter 'aceleradora' para comércio digital na região

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório