Subida dos custos de construção de habitação nova desacelera para 6,3%

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 6,3% em março em termos homólogos, menos 3,1 pontos percentuais do que em fevereiro, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

Notícia

© iStock

Lusa
09/05/2023 11:38 ‧ 09/05/2023 por Lusa

Economia

construção

 

Num comunicado, o INE adianta que o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra subiram respetivamente 4,6% e 8,5% em março face ao mesmo mês de 2022, contra variações homólogas de 9,7% e 9% em fevereiro.

Entre os materiais que mais influenciaram a subida do preço dos materiais estão o cimento, com um crescimento homólogo de cerca de 36%, o betão pronto, com um aumento de quase 20%, e as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 18%, sublinha o INE.

O INE refere ainda que, em sentido oposto, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada apresentaram decréscimos perto dos 20% em termos homólogos.

Em cadeia, em março a variação dos custos de construção de habitação nova foi de 0,1%, a do custo dos materiais foi nula e a do custo da mão-de-obra foi de 0,2%.

Leia Também: Rival Consoles, Maria Reis e África Negra no festival L'Agosto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas