Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Afinal, o que ganha em amortizar o crédito habitação? Veja as contas

Utilize esta calculadora para saber qual será a sua prestação após uma amortização antecipada. 

Afinal, o que ganha em amortizar o crédito habitação? Veja as contas
Notícias ao Minuto

07:53 - 24/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito à habitação

Tem algum dinheiro extra e está a pensar amortizar o crédito da casa? Será que compensa? "Amortizar parte do capital em dívida num crédito é uma forma de poupar muito dinheiro em juros, especialmente se a taxa de juro subjacente ao mesmo for elevada", diz o Doutor Finanças, que disponibiliza uma calculadora para saber qual será a sua prestação após uma amortização antecipada. 

O que ganha em amortizar o crédito habitação?

A empresa especializada em finanças pessoais dá o seguinte exemplo: "Um crédito de 100 mil euros, com um spread de 1,2% e 240 prestações por liquidar (20 anos) corresponde atualmente a uma prestação de cerca de 630 euros. Amortizar o empréstimo em 10 mil euros implica uma redução da prestação de cerca de 64 euros por mês. Isto significa uma poupança de 768 euros no ano".

"Se pensarmos na amortização como se fosse um investimento, tendo em consideração a amortização de 10 mil euros neste empréstimo, no final dos 20 anos, o 'retorno' desta amortização é de 53,6%, o que representa uma 'rentabilidade' de 2,7% ao ano", conclui. 

Utilizar a calculadora do Doutor Finanças pode ser uma ajuda para tomar a decisão, mas não se esqueça que "tem de saber quantos anos faltam para concluir o empréstimo e a taxa de juro que é aplicada no crédito". 

"Fazer estas contas permite-lhe perceber se esta é uma boa aposta. Se tem poupanças acumuladas, perceba quanto lhe estão a pagar por essas poupanças e questione-se sobre qual será a solução mais atrativa para si", recomenda a empresa.

Ao fazer isto, "além de reduzir os encargos mensais imediatos, amortizar o crédito permite diminuir o custo total do empréstimo, gerando, dessa forma, poupanças futuras adicionais e, eventualmente, terminar o contrato antes do prazo inicialmente estipulado". 

Leia Também: Quem tem direito a receber o subsídio de desemprego de uma só vez?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório