Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Standard & Poor's melhora 'outlook' do Brasil para Positivo

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) reviu a Perspetiva de Evolução (outlook) da economia do Brasil, de Estável para Positiva, mantendo o 'rating' em BB-, três níveis abaixo da recomendação de investimento, ou 'lixo'.

Standard & Poor's melhora 'outlook' do Brasil para Positivo
Notícias ao Minuto

10:49 - 15/06/23 por Lusa

Economia Brasil

Nova Iorque, 15 jun 2023 (Lusa) - A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) reviu a Perspetiva de Evolução (outlook) da economia do Brasil, de Estável para Positiva, mantendo o 'rating' em BB-, três níveis abaixo da recomendação de investimento, ou 'lixo'.

"Revimos o outlook para o Brasil, baseado na perspetiva de uma continuação dos passos para resolver a rigidez económica e orçamental, que podem reforçar a nossa visão sobre a resiliência da regulamentação institucional do país e reduzir os riscos da sua flexibilidade monetária e da posição líquida externa", escrevem os analistas.

Na nota divulgada que dá conta da melhoria do outlook, que geralmente implica uma revisão do 'rating' em alta nos próximos meses, a S&P diz que a ação de rating "reflete os sinais de mais certeza sobre as políticas monetárias e orçamentais que podem beneficiar as perspetivas de crescimento do PIB brasileiro, que continua a ser baixo".

O contínuo crescimento da riqueza produzida, aliado a um enquadramento mais adequado da política orçamental, "pode resultar num peso da dívida mais baixo que o esperado, o que favoreceria a flexibilidade monetária e sustentaria melhor a posição líquida externa", lê-se na nota divulgada na quarta-feira à noite em Nova Iorque.

Estes desenvolvimentos, conclui a S&P, "reforçariam a visão sobre a resiliência do enquadramento institucional, com estabilidade nas decisões políticas baseadas em extensos mecanismos de controlo nas áreas executiva, legislativa e judicial do Governo".

A S&P prevê que o crescimento do PIB abrande para 1,7% este ano e 1,5% em 2024, depois de ter registado uma expansão de 2,9% em 2022, com um aumento do rácio da dívida face ao PIB de 72,9% em 2022 para 77,1% este ano e crescendo até 83,7% em 2026.

Leia Também: Standard and Poor's mantém rating de França em AA com perspetiva negativa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório