Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Trabalhadores da INCM rejeitam proposta salarial da administração

Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INMC) rejeitaram, em plenário, a proposta de aumentos salariais da administração e ameaçam com ações de luta caso esta não seja melhorada até dia 05 de julho, disse hoje fonte sindical.

Trabalhadores da INCM rejeitam proposta salarial da administração
Notícias ao Minuto

16:13 - 22/06/23 por Lusa

Economia INCM

Segundo avançou à Lusa o dirigente sindical Ricardo Neves, os trabalhadores reuniram-se em plenário no dia 19 e "rejeitaram a proposta da administração, por estar distante da proposta das organizações sindicais, que defendem um aumento de 100 euros para todos os trabalhadores".

Ricardo Neves disse que, na quarta-feira, houve uma nova reunião com a administração, "que ficou de reavaliar a sua proposta até à próxima reunião, dia 05 de julho".

"Se até dia 05 não houver uma nova proposta que se aproxime à dos sindicatos, os trabalhadores terão de dar uma resposta que inclui todas as formas legais de luta, incluindo a greve", avisou o dirigente sindical.

A proposta apresentada pelo Conselho de Administração da INCM varia entre os 42 euros e os 70 euros, ficando assim aquém do valor reivindicado pelas organizações sindicais SITE-CSRA e SITE-Norte (sindicatos trabalhadores das indústrias transformadoras, energia e atividades do ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas e do Norte) e SINTTAV - Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais.

A ICNM conta com perto de 730 trabalhadores em Lisboa, Porto e Coimbra, segundo Ricardo Neves.

Entre as principais funções da INCM estão a produção de documentos como o cartão de cidadão ou o passaporte, a cunhagem de moeda, a autenticação de metais preciosos, a edição do Diário da República e a publicação de obras da língua e da cultura portuguesa.

Leia Também: Casa da Moeda autorizada a cunhar duas moedas: pela JMJ 2023 e pela paz

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório