Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Efacec? Ministro espera que Mutares "faça aquilo com que se comprometeu"

O ministro da Economia e do Mar afirmou hoje, em Lisboa, esperar que o fundo alemão Mutares, que venceu o processo de privatização da Efacec, faça aquilo com que se comprometeu, reconhecendo que vão existir alguns "sobressaltos".

Efacec? Ministro espera que Mutares "faça aquilo com que se comprometeu"
Notícias ao Minuto

11:27 - 05/07/23 por Lusa

Economia António Costa Silva

"Espero que a Mutares, que está já a trabalhar com a Efacec, faça aquilo com que se comprometeu. A Mutares tem um plano para a conservação da companhia e para aproveitar o seu potencial tecnológico, trabalhando nos seus mercados alvo [...]. Recordo que a Mutares tem 32 empresas no seu portfólio e um volume de negócios de 5.000 milhões de euros por ano", referiu António Costa Silva na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

O titular da pasta da Economia disse que já falou com os responsáveis da Mutares sobre os ativos disponíveis, destacando a capacidade que o país tem de gerar energias renováveis, podendo tornar-se "num cluster" nesta área, com preços competitivos.

Costa Silva disse ainda ter sentido "um grande alinhamento" no que diz respeito à importância dada à transição energética, a voltar a atrair talento, e a preservar a capacidade tecnológica da empresa.

"Reconheço que vão existir inquietações e sobressaltos, mas todos os sinais que tenho são positivos", sublinhou.

Em 07 de junho, o Governo aprovou a proposta da Mutares para a privatização da Efacec, sem revelar os valores envolvidos.

O Estado injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias.

O ministro da Economia e do Mar já disse ter "grande expectativa" de que este valor possa ser recuperado.

No dia 23 de junho, a Mutares anunciou que já tinha anunciado o acordo para a compra da Efacec ao Estado, por um valor não revelado, estando a conclusão da transação prevista para o terceiro trimestre.

Em abril, a Parpública anunciou ter recebido propostas vinculativas melhoradas de quatro candidatos à compra de 71,73% da Efacec, no âmbito do processo de reprivatização da empresa.

As propostas vinculativas melhoradas foram apresentadas pela Mutares, Oaktree, Oxy Capital e Agrupamento Visabeira-Sodecia.

O Governo aprovou em novembro do ano passado um novo processo de reprivatização da participação social do Estado de 71,73%, com um novo caderno de encargos, depois de ter anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado "todas as condições necessárias" à concretização do acordo de alienação.

Leia Também: "Continuamos a dançar sobre uma camada de gelo muito fina"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório