Execução orçamental: Excedente melhora para 1.810 milhões até junho

As Administrações Públicas registam, na ótica da contabilidade pública, um saldo orçamental ajustado de 1.810 milhões de euros no primeiro semestre.

Notícia

© Shutter Stock

Notícias ao Minuto
31/07/2023 15:36 ‧ 31/07/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Finanças

As contas nacionais registaram um excedente ajustado de 1.810 milhões de euros até junho, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças, esta segunda-feira, em antecipação aos dados da execução orçamental que serão divulgados pela Direção-Geral do Orçamento (DGO). 

"As Administrações Públicas registam, na ótica da contabilidade pública, um saldo orçamental ajustado de 1.810 milhões de euros no primeiro semestre, o que corresponde a uma melhoria de 600 milhões de euros face ao primeiro semestre de 2022", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Relativamente à receita, que cresceu 7,7%, em termos ajustados, "mantêm-se as dinâmicas positivas observadas no mercado de trabalho, que justificam cerca de dois terços do aumento: o IRS aumenta 14,8% e as contribuições sociais aumentam 11,3%".

Do lado da despesa, registou-se um aumento de 6,5%, influenciado pelas "medidas de reforço de rendimentos anunciadas no início do ano", bem como "pelo reflexo da inflação nos contratos públicos".

Em junho de 2023, o stock de pagamentos em atraso era de 737 milhões de euros, um valor 12,4% inferior ao de junho de 2022 (- 104 milhões de euros). "Nesta matéria, destaca-se a redução muito significativa nos Hospitais EPE, cujo stock diminuiu 31,8% (ou seja, menos 193 milhões de euros)", pode ainda ler-se no comunicado da tutela. 

O Ministério tutelado por Fernando Medina ressalvou que a receita está ajustada dos 3.018 milhões de euros da transferência do Fundo de Pensões da Caixa Geral de Depósitos para a Caixa Geral de Aposentações.

A operação é "neutra" no saldo das contas nacionais, assumindo natureza financeira, mas "releva para a execução na ótica da contabilidade pública"

Leia Também: Ucrânia coloca hipótese de escoltar barcos exportadores de cereais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas