Crédito à habitação. Média da taxa variável foi superior à fixa em junho
A taxa de juro média de novos empréstimos para habitação própria permanente a taxa variável atingiu 4,37% em junho e foi superior em 0,21 pontos percentuais à taxa de juro média dos novos contratos a taxa fixa.
© Shutterstock
Economia empréstimos
A taxa de juro média de novos empréstimos para habitação própria permanente a taxa variável atingiu 4,37% em junho e foi superior em 0,21 pontos percentuais à taxa de juro média dos novos contratos a taxa fixa, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quarta-feira.
"A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação contratados a taxa variável aumentou para 4,37% em junho, ultrapassando a taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa (4,16%)", pode ler-se no relatório do BdP.
Os reembolsos antecipados de crédito à habitação própria permanente voltaram a aumentar em junho, passando de 0,81% para 0,86% do stock de empréstimos. Esta evolução verificou-se nos reembolsos antecipados totais (0,66% para 0,70% do stock), ao passo que o peso dos reembolsos antecipados parciais não se alterou (0,15% do stock).
O BdP revelou ainda que, em junho, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 2165 milhões de euros, menos 126 milhões do que em maio.
"Verificaram-se quedas nas finalidades de habitação e de consumo (de 101 e 31 milhões de euros, respetivamente). Em sentido inverso, as novas operações de empréstimos para outros fins aumentaram 6 milhões de euros", pode ler-se.
A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu de 4,16% em maio para 4,25% em junho, atingindo o valor mais alto desde fevereiro de 2012.
Também as taxas de juro médias de novos empréstimos para outros fins aumentaram 0,09 pontos percentuais (de 5,21% para 5,30%). Por outro lado, as taxas de juro médias diminuíram na finalidade de consumo (de 8,73% em maio para 8,60% em junho).
Leia Também: Euribor toca novo máximo a 3 meses, cai a 6 meses e sobe a 12 meses
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com