Investimento no turismo passa pela qualificação da oferta existente
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, disse hoje que o grande esforço de investimento no turismo passa por qualificar a oferta existente e pela criação de redes.
Economia CCDRC
"No novo quadro comunitário de apoio, os apoios a novas unidades só irão acontecer quando houver falha de mercado. O grande esforço de investimento passa por qualificar a oferta existente, estruturá-la e criar redes, porque o turista quando vem quer experiência e não apenas um quarto de hotel", disse à agência Lusa Ana Abrunhosa.
A presidente da CCDRC falava à margem do I Congresso Nacional de Turismo Rural, que decorreu em Oleiros.
De acordo com a mesma responsável, os apoios ao turismo "vão ter em atenção a qualificação dos espaços e a promoção dos territórios".
Ana Abrunhosa explicou que o turismo é considerado um domínio diferenciador na estratégia de especialização inteligente.
"Isto significa que o apoio às empresas e às entidades de sistema científico e tecnológico têm para nós prioridade em termos de apoio", adiantou.
A presidente da CCDRC sublinhou que o turismo permite fazer uma abordagem integrada de estratégia de desenvolvimento dos territórios, "sobretudo nestes territórios mais frágeis".
Ana Abrunhosa disse ainda que o grande motor destas estratégias devem ser os agentes privados complementados pelos agentes públicos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com