Banco central russo vai reunir-se na terça-feira com rublo em queda

O banco central russo anunciou hoje uma reunião inesperada sobre a sua taxa de juro diretora, num contexto de desvalorização do rublo, que segue no nível mais baixo desde março de 2022 face ao euro e ao dólar.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/08/2023 17:01 ‧ 14/08/2023 por Lusa

Economia

Rússia

"Na terça-feira, 15 de agosto de 2023, vai realizar-se uma reunião do Conselho de Administração do Banco da Rússia para analisar o nível das taxas de juro", indicou o banco central em comunicado.

As decisões serão divulgadas às 10:30 locais (08:30 em Lisboa), precisou o banco central.

Hoje de manhã, o rublo seguia em queda e negociava a mais de 100 rublos por um dólar e 110 por um euro, no nível mais baixo desde março de 2022, logo após a invasão russa da Ucrânia.

Mas, depois da divulgação do comunicado, a moeda russa recuperou ligeiramente e ao fim da tarde seguia a 98 rublos por um dólar e a 107 rublos por um euro.

Uma das principais causas da queda da moeda é a situação do comércio externo. A Rússia tem sido penalizada com uma descida considerável de receitas ligadas à venda de petróleo e gás, após a aplicação de sanções a Moscovo devido à ofensiva na Ucrânia e à determinação dos países europeus em saírem da dependência energética em relação à Rússia.

No dia 21 de julho, o banco central da Rússia anunciou um aumento de um ponto percentual (100 pontos base) na sua taxa de juro para 8,5%, devido às pressões inflacionistas.

[Notícia atualizada às 18h20]

Leia Também: Moeda russa ultrapassa barreira dos 100 rublos por dólar

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas