"Mais um passo". Governo aprova projeto para troço da EN125 no Algarve
Ministro das Infraestruturas revela que foi dado "mais um passo no sentido da aceleração dos projetos do Plano de Recuperação e Resiliência".
© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Economia Conselho de Ministros
O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, uma resolução que mandata a Infraestruturas de Portugal para que promova um conjunto de atos pendentes da estrada nacional 125 (EN125) no Algarve.
"O Governo deu hoje mais um passo no sentido da aceleração dos projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", anunciou o ministro das Infraestruturas, João Galamba, referindo-se ao caso da "variante de Olhão", no Algarve.
Em conferência de imprensa no final do encontro, Galamba explicou que, até agora, havia um "bloqueio que não permitia" que a obra avançasse.
O ministro das Infraestruturas detalhou que "o projeto está em fase final de avaliação ambiental" e a IP "conta lançar o projeto para a execução da obra antes do final deste ano".
Galamba detalhou que este era o "único projeto" rodoviário com bloqueios, que são agora resolvidos com a aprovação desta resolução pelo Executivo. A expectativa é que o projeto esteja concluído em "dezembro de 2025", adiantou.
Por sua vez, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhou que "este é um exemplo" de que a execução do PRR está a ajudar a "resolver bloqueios".
Em maio, refira-se, o Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 (EN125) - Sotavento exigiu ao Governo a requalificação da via entre Olhão e Vila Real de Santo António (Faro), cumprindo uma promessa anunciada pela primeira vez em 2009 e ainda por cumprir.
O estado da via "obriga os condutores a constantes desvios de trajetória" e põe "em perigo a segurança rodoviária", devido à formação de lençóis de água ou a existência de "bermas completamente intransitáveis para a circulação pedonal" e que levam os peões a "transitar dentro da faixa de rodagem".
[Notícia atualizada às 14h54]
Leia Também: PRR: Mais 25 milhões pagos aos beneficiários na última semana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com