Ligação de zona industrial à A11 em Felgueiras custará 12,45 milhões
A obra de ligação da zona industrial de Cabeça de Porca à Autoestrada 11 (A11), em Felgueiras, custará 12,45 milhões de euros e deverá começar em janeiro, adiantou hoje à Lusa a Infraestruturas de Portugal (IP).
© Global Imagens
Economia IP
Em resposta à agência Lusa, a IP refere que o contrato para a execução daquela empreitada no distrito do Porto já foi assinado, em fevereiro, no âmbito do concurso público lançado em julho de 2022, tendo a obra um prazo de execução de 660 dias.
Na informação prestada, a IP indica que "a consignação e respetivo início da obra está previsto para janeiro de 2024, condicionado à obtenção do visto do Tribunal de Contas e à libertação total dos terrenos a expropriar".
Em fevereiro de 2022, o presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, em declarações à Lusa, previa que a construção da ligação à zona Industrial de Cabeça de Porca, financiada na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pudesse arrancar em 2023.
Entretanto, fonte do município disse hoje à Lusa que decorrem no local da obra os contactos com os proprietários para aquisição dos terrenos, havendo já algumas delimitações nas proximidades do acesso à autoestrada, na zona de Moure.
Recentemente, foi publicado Diário da República um despacho da tutela, no qual se reconhecia "como ação de relevante interesse público o projeto rodoviário relativo à construção de uma nova via para ligar a Zona Industrial de Cabeça de Porca à A11".
De acordo com a autarquia, este despacho poderá agilizar o processo de expropriação dos terrenos, caso não haja acordo no contacto inicial com os proprietários, que decorre nesta fase.
Com cerca de 6,5 quilómetros de extensão, a futura variante aproximará a zona industrial da autoestrada, aliviando a rede viária atual, por onde passam 30 mil veículos por dia, grande parte dos quais pesados de mercadorias, segundo dados da IP.
Leia Também: Madeira cria 418 novos lugares de cuidados continuados integrados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com