Rendas, inflação e não só: Os 5 temas que marcam esta 3.ª-feira
Conheça os principais temas da Economia que estão a marcar esta terça-feira, dia 12 de setembro.
© Shutterstock
Economia Economia num minuto
O valor das rendas poderá mesmo aumentar 6,94% em 2024, após o Governo ter travado a subida nos 2% este ano, segundo os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto, confirmados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou para 3,7% em agosto, taxa superior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, divulgou o INE, esta terça-feira, confirmando as previsões divulgadas há quase duas semanas.
Esta semana arrancou com um comportamento misto dos preços dos combustíveis, com o preço da gasolina a baixar e o do gasóleo a aumentar.
Se vive em Lisboa em casa arrendada, há um apoio que deve conhecer: o Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível (SMAA), um programa que pretende dar resposta a "profissionais deslocados", entre os quais professores, enfermeiros e médicos. Na prática, é um apoio financeiro pago diretamente ao arrendatário, quando a renda supera 30% do rendimento - mas há outros requisitos.
A Comissão Europeia vai hoje propor uma tributação simplificada para pequenas e médias empresas (PME), permitindo-lhes poupar 3,4 mil milhões de euros por ano, querendo ainda acabar com atrasos nos pagamentos, impondo um prazo de até 30 dias.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com