Crédito da casa? Medina promete "solução eficaz e sólida para famílias"

Medidas serão aprovadas pelo Conselho de Ministros já na próxima semana.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
15/09/2023 08:10 ‧ 15/09/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

fernando medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, confirmou esta sexta-feira que o Governo está a trabalhar para estabilizar as prestações de quem tem crédito à habitação por um período de tempo. Estas medidas serão aprovadas já na próxima semana. 

"Estamos a construir uma solução eficaz e sólida para as famílias portuguesas, aprovaremos essas medidas no próximo Conselho de Ministros, dia 21, já na próxima semana e aí serão públicos todos os detalhes", disse o ministro das Finanças, em declarações aos jornalistas em Santiago de Compostela, Espanha, antes do encontro com os seus homólogos da zona euro. 

Contudo, o objetivo destas medidas passa por "estabilizar as prestações durante um determinado período, isto é, devolver tranquilidade às famílias num período de subida das taxas de juro, para proteger da incerteza, do risco e da incerteza destas subidas sucessivas". 

Medina explicou a "linha de fundo é uma estabilização" das prestações a pagar, mas há uma segunda linha de "alargamento do apoio à bonificação dos juros".

A medida está a ser trabalhada com o Banco de Portugal (BdP) e com a Associação Portuguesa de Bancos (APB), adiantou ainda Fernando Medina. 

Depois de mais um aumento das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE), por cá o Governo está a preparar um mecanismo para ajudar a baixar - ou a estabilizar - a prestação para quem tem crédito à habitação, que passa pelo congelamento do valor a pagar por dois anos. Mecanismo estará acessível a todos os contratos e vai durar dois anos.

Os detalhes da medida ainda estão a ser ultimados. Contudo, segundo o Expresso, as famílias com empréstimos passam a poder optar pela solução que reduzirá de imediato a taxa de juro associada ao crédito, fixando o valor a pagar mensalmente durante dois anos. 

[Notícia atualizada às 08h22]

Leia Também: Congelar por 2 anos? Governo prepara medida para baixar prestação da casa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas