Segundo Mariana Vieira da Silva, "a comissão interministerial do PT2030 aprovou hoje mesmo o plano anual de avisos que apresentaremos, creio, que na quarta-feira e isso é um sinal de que estamos a cumprir também o PT2030, naquilo que tínhamos planeado".
A governante falava em reposta aos jornalistas numa conferência de imprensa sobre a aprovação, hoje, pela Comissão Europeia, da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
"Abrimos inicialmente os avisos que tinham uma maior urgência, em março, e decidimos que abriríamos um conjunto muito vasto de avisos (...) para o ano que agora se inicia em setembro", realçou Mariana Vieira da Silva.
Segundo disse, "não há nenhuma diferença" face ao que estava planeado "desde a primeira hora, que era agora apresentar o plano anual de avisos com os avisos distribuídos por quadrimestre".
"Temos o PT2030 lançado e estamos numa fase de análise daqueles primeiros avisos e, por isso, aquilo que precisamos de gerir é o tempo para o período de análise e de resposta e, por isso, não confirmo a existência de nenhuns atrasos, são os tempos normais e, ainda por cima, num ano em que coincide o fecho do PT2020, o início do PT2030 e este ano tão relevante do ponto de vista do PRR", sublinhou.
Sobre o PT2020, a ministra referiu que "faltam poucos meses", numa altura em que a execução é de 92%, o que faz com que Portugal seja "o terceiro país da União Europeia com a maior execução"
"A nossa convicção, naturalmente, é que chegaremos ao final do ano com o PT2020 totalmente utilizado e cumprido", reforçou.
Leia Também: "Em linha com objetivos". Bruxelas reconhece que "Portugal tem cumprido"