Carros antigos vão pagar mais IUC? ACAP reage e destaca "norma travão"

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) lembra que é implementada uma "norma travão", que estabelece que o aumento não pode ultrapassar os 25 euros. 

Notícia

© Shutter Stock

Notícias ao Minuto com Lusa
12/10/2023 14:15 ‧ 12/10/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

automóveis

O Governo vai avançar com uma reforma ambiental do Imposto Único de Circulação (IUC), que irá aumentar para veículos com matrícula anterior a 2007, até 25 euros, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) lembra que é implementada uma "norma travão", que estabelece que o aumento não pode ultrapassar os 25 euros

A ACAP lembra que a reforma fiscal veio introduzir a componente ambiental nos impostos Imposto Sobre Veículos (ISV) e IUC para ligeiros de passageiros.

"O Governo vem agora alargar a componente ambiental daqueles veículos, assim como a motociclos. Esta medida levará a agravamento do imposto daqueles veículos, mas o Governo cria uma norma travão, em 2024, estabelecendo que o aumento não poderá exceder os 25 euros", apontou.

Segundo o relatório que acompanha a proposta de OE2024, serão abrangidos os "proprietários dos veículos de categoria A e E", ou seja, cerca de três milhões de veículos de categoria A de 500 mil da categoria E. O impacto orçamental desta medida é de 84 milhões de euros, segundo o documento.

Por outro lado, a associação considerou ser positivo que se refira que a medida é conjugada com a criação do incentivo ao abate de veículos antigos, de modo a promover a renovação do parque automóvel e a descarbonização.

"Como é público, há vários anos que a ACAP tem defendido a implementação de um programa de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, porque o nosso parque automóvel está envelhecido e esta é a única forma de fomentar a descarbonização do nosso setor [...]. Deste modo, é positivo que no relatório do orçamento se faça referência à criação deste programa, com uma dotação orçamental de 129 milhões de euros", destacou a ACAP, em resposta à agência Lusa.

Leia Também: Carro com matrícula até 2007? Prepare-se, porque vai pagar mais impostos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas