Vendas líquidas do Grupo DIA caem 0,8% até setembro para 5.464 milhões
As vendas líquidas do Grupo DIA diminuíram 0,8% até setembro deste ano, para 5.463,9 milhões de euros, face a idêntico período do ano passado, anunciou hoje a rede de supermercados espanhola.
© Minipreço
Economia DIA
Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas caíram 0,8% em termos homólogos, situando-se em 5.463,9 milhões de euros, refere o Grupo Dia em comunicado enviado ao regulador do mercado espanhol ( Comisión Nacional del Mercado de Valores, CNVM), realçando que no período em análise o volume de negócios em Espanha aumentou 3,4% (3.379 milhões), apesar da diminuição do número das suas lojas.
As vendas líquidas totais do grupo - excluindo o efeito da venda da atividade em Portugal, das lojas Clarel - para as quais a empresa está ainda a avaliar as opções "estratégicas" - e da operação com a Alcampo - aumentaram 3% para 4.642 milhões de euros, adianta.
Em termos de número de lojas, a empresa continuou a reduzir o seu número (4,9% até setembro), para 5.437.
Em Espanha, o aumento das vendas foi de 3,4% para 3.379 milhões de euros até setembro, embora a rede de lojas se tenha reduzido em 4,3% nos primeiros nove meses deste ano (menos 342 unidades).
Numa base comparável, a recuperação das vendas totais do Grupo Dia foi de 4,7% até setembro e de 3% no terceiro trimestre do ano fiscal.
De julho a setembro, no entanto, as vendas caíram 8,8% para 1.861 milhões de euros, uma queda que foi "mais moderada" no caso de Espanha, onde as vendas caíram 3% para 1.139 euros.
Quanto a Portugal, as vendas comparáveis aumentaram 1,1% até setembro, enquanto as vendas líquidas atingiram os 163,4 milhões de euros (+2,5% em termos homólogos), compensando a redução de 2% no parque de lojas.
No comunicado, o grupo realça ainda que das 3.968 lojas DIA no final do terceiro trimestre deste ano, 2.808 já estão a funcionar sob o seu novo modelo, isto é, 71% da rede, sendo que além disso, 58 lojas foram renovadas e 28 abriram.
A empresa indicou também que continua a avaliar as opções estratégicas para a venda da Clarel.
Na nota divulgada, o presidente executivo do Grupo DIA, Martín Tolcachir, considerou que os resultados mostram um "sólido desempenho em Espanha e na Argentina", e que o negócio no mercado espanhol "está a progredir a bom ritmo, consolidando os frutos da nova proposta de valor e crescendo positivamente em vendas brutas, líquidas e comparáveis".
Leia Também: Lucro da Porsche cresce 6,7% até setembro para 3.941 milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com