Função do Governo é criar condições para as empresas
O secretário de Estado do Turismo considerou que a função do Governo é criar condições para as empresas fazerem o seu trabalho e deu como exemplo a emissão de vistos em 72 horas para turistas oriundos da Colômbia.
© DR
Economia Adolfo Mesquita Nunes
Adolfo Mesquita Nunes falava à Lusa à margem de um 'workshop' sobre "Portugal Experience Bogotá" e uma ronda de contactos entre empresas portuguesas e colombianas, que decorreu na capital colombiana na quarta-feira.
"A partir do momento em que a TAP abriu esta rota [voo direto Lisboa-Bogotá] reforçámos os meios técnicos e humanos no consulado português para emitir vistos em 72 horas", disse o secretário de Estado, salientando a importância da celeridade do processo.
"As empresas estão a investir neste mercado e seria prejuízo, uma dificuldade adicional se o Estado não se apressasse a emitir os vistos em tempo útil", argumentou.
Hoje é assinado um contrato com uma empresa de prestação de serviços externos, no âmbito do processo de atribuição de vistos.
"Em primeiro lugar, viemos aqui facilitar", sublinhou o governante, que salientou que a "principal função do Governo é criar condições para que as empresas façam o seu próprio trabalho".
"A segunda coisa que fizemos para ajudar as empresas foi encontrar uma plataforma que juntasse as empresas portuguesas, que são cerca de 20, às cerca de 200 empresas e operadores turísticos colombianos para facilitar os negócios e para que eles possam iniciar os seus negócios", disse.
"Não é o Estado que vende bilhetes de avião, nem é o Estado que vende quartos de hotel, são empresas e é por isso que estamos aqui", concluiu.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com