As votações na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) iniciaram-se na quinta-feira, com os deputados a debaterem e votarem as mais de 1.900 propostas de alteração ao documento. O PS aprovou já 20 propostas da oposição, com o Livre a liderar o número de medidas incluídas.
O Notícias ao Minuto reuniu, neste artigo, as principais propostas que já têm 'luz verde' da Assembleia da República para serem incluídas no OE2024. Conheça-as:
Governo terá que fazer lista de edifícios públicos que possam ser residências estudantis
O levantamento exaustivo por parte do Governo dos edifícios devolutos do Estado que possam ser adaptados para residências de estudantes foi incluído no OE2024 graças a uma proposta do Livre.
Assim, ficou estabelecido que o Governo tem de fazer, até ao fim do próximo ano, um "levantamento exaustivo e inventariação das instalações e infraestruturas do Estado com tipologia adequada à adaptação e ocupação com residências estudantis temporárias ou definitivas".
Aprovado aumento do apoio à deslocação para estudantes bolseiros
O aumento de 25 para 40 euros mensais no apoio à deslocação atribuído aos estudantes bolseiros que recebem complemento de alojamento foi introduzido hoje no Orçamento do Estado, através de uma proposta do PS. A proposta socialista prevê que o valor atribuído passará para 40 euros mensais, num máximo anual de 400 euros, o que representa um aumento de 60%.
Programa de apoio para integrar contratados nos quadros vai ser renovado
O Parlamento aprovou uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2024 para renovar no próximo ano o programa Converte+, que consiste num apoio financeiro às empresas que integrem nos quadros trabalhadores contratados a prazo.
Para o acesso ao apoio à conversão de contratos "são elegíveis os contratos a termo celebrados até 14 de novembro de 2023", estabelece a proposta dos socialistas.
O PS aprovou hoje, primeiro dia de votações na especialidade do último Orçamento do Estado da maioria absoluta de António Costa, 20 propostas da oposição, com o Livre a liderar o número de medidas incluídas.
Lusa | 22:08 - 23/11/2023
Entidades vão ter 60 dias para decidir se comparticipam produtos de apoio a deficientes
As entidades públicas que financiam produtos de apoio a pessoas com deficiência ou incapacidade temporária vão passar a dispor de um prazo de 60 dias para comunicar o deferimento ou indeferimento do financiamento dos produtos requeridos.
Aprovada revisão da tabela remuneratória dos profissionais forenses
Os deputados aprovaram uma proposta de alteração de OE2024, apresentada pelo PS, que prevê a revisão da tabela salarial, em linha com a inflação, dos profissionais forenses que intervêm no sistema de acesso ao direito e aos tribunais.
Melhoria de condições de trabalho nas forças de segurança
O PCP viu aprovada parte de uma proposta de alteração orçamental para melhoria das condições de trabalho dos profissionais das forças e serviços de segurança. A proposta prevê que "o objetivo de promover a melhoria das condições de trabalho dos profissionais das forças e serviços de segurança", o Governo aprova em 2024 o "regime jurídico de higiene e segurança no trabalho para os profissionais das forças e serviços de segurança".
Aprovada proposta para formação de funcionários para mudança de sexo
Os deputados aprovaram uma proposta do Livre de alteração ao Orçamento do Estado que prevê a criação de um plano de formação dos funcionários das conservatórias e postos consulares sobre procedimentos de mudança de sexo e de nome.
Aprovada gestão flexível na saúde para assegurar funcionamento das ARS
O Parlamento aprovou uma proposta socialista de alteração ao Orçamento do Estado que permite uma gestão flexível no âmbito do programa orçamental da saúde, para assegurar o funcionamento das Administrações Regionais de Saúde até à sua extinção.
Leia Também: OE2024. Livre lidera propostas da oposição no 1º dia de votações
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com