Num comunicado hoje divulgado, o instituto alemão Ifo refere que as empresas avaliaram a sua situação atual como ligeiramente melhor e que as expectativas para os próximos meses também foram menos pessimistas.
"A economia alemã está a estabilizar-se, embora a um nível baixo", refere o Ifo.
Por setor, o Ifo precisa que na indústria transformadora, o índice de clima empresarial aumentou acentuadamente, com as empresas a mostrarem-se mais satisfeitas com os seus negócios atuais e que o seu ceticismo em relação aos próximos meses também se reduziu visivelmente, especialmente em muitas indústrias de energia intensiva.
Mesmo assim, as empresas ainda relataram uma falta de novas encomendas.
Em contrapartida, no setor dos serviços o clima de negócios piorou um pouco, refere o Ifo, que acrescenta que os prestadores de serviços avaliaram a sua situação atual como um pouco menos boa e também ajustaram as expectativas ligeiramente em baixa.
No entanto, as empresas do setor do turismo continuam muito satisfeitas, enquanto o sentimento no setor da hotelaria e restauração melhorou.
No comércio, o índice registou um aumento significativo, com os indicadores da situação atual e das expectativas a subirem.
"Isto é particularmente evidente no comércio grossista", adianta o Ifo, referindo que, em contrapartida, os retalhistas têm expectativas bastante baixas para os negócios de Natal.
Na construção, o índice de clima empresarial subiu, tendo as empresas avaliado a atividade atual como algo melhor, afirma o Ifo, adiantando que o mesmo se aplica às expectativas.
"Apesar disso, o sentimento na construção permanece extraordinariamente negativo"
Leia Também: PIB da Alemanha contraiu mesmo 0,1% no 3.º trimestre face ao anterior