OE2024. Medidas de apoio ao agroalimentar vão incluir garrafas de vidro

As garrafas de vidro juntam-se ao leque de produtos utilizados no âmbito das atividades de produção agrícola que beneficiam de isenção de IVA até 31 de dezembro de 2024, segundo uma proposta do PSD de alteração ao OE2024 hoje provada.

Notícia

© iStock

Lusa
27/11/2023 19:57 ‧ 27/11/2023 por Lusa

Economia

OE2024

A medida foi viabilizada já no final do terceiro dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) após o PS ter corrigido o sentido de voto, passando a votar favoravelmente esta parte da proposta do PSD.

Já a possibilidade de as transações de gasóleo colorido, fitofármacos e produtos veterinários beneficiarem daquela isenção, como o PSD também defendia, foi chumbada pela maioria socialista.

Desta forma, as garrafas de vidro vão juntar-se aos produtos que já beneficiam daquela isenção e que o Governo, através do OE2024 já tinha decidido manter durante o próximo ano, nomeadamente os adubos, fertilizantes e corretivos de solos e as farinhas, cereais, sementes e produtos próprios para alimentação de animais destinados à alimentação humana.

Em causa está uma medida transitória criada para mitigar o impacto da subida dos preços e da energia junto do setor agrícola.

A discussão e aprovação na especialidade do OE2024 entrou hoje no terceiro dia, estando a votação final global da versão final do documento agendada para o dia 29.

Leia Também: Deputados aprovam eliminação do aumento do IUC

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas