Circulação ferroviária na Alemanha afetada por greve dos maquinistas

A empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn (DB) alertou hoje para os impactos no tráfego ferroviário na Alemanha, tanto de passageiros como de carga, da greve convocada pelo sindicato.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/12/2023 11:40 ‧ 08/12/2023 por Lusa

Economia

Alemanha

A greve dos motoristas no transporte de mercadorias, convocada pelo sindicato GDL, começou na quinta-feira às 18h00 horas locais e no transporte de passageiros às 22h00 horas e termina hoje à noite.

O porta-voz da DB, Achim Stauß, indicou que no tráfego de longa distância apenas 20% dos IntercityExpress- ICE e IC-Intercity de alta velocidade deverão circular, o que, reconheceu, "não é suficiente" para transportar o número de pessoas que usualmente se deslocam às sextas-feiras.

O responsável da empresa ferroviário alemã precisou que relativamente ao transporte suburbano, haverá diferenças regionais.

O porta-voz recordou que o sindicato anunciou a greve com "pouca" antecedência, considerando "irresponsável" convocar esta medida de protesto para uma sexta-feira antes de um fim de semana em época festiva, afetando milhões de passageiros.

Da mesma forma, acusou a GDL de "falta de camaradagem" em relação aos colegas que no sul da Alemanha ainda tentam restabelecer o serviço a 100% após os fortes nevões e defendeu que a greve afeta também o transporte de mercadorias e, consequentemente, a indústria e a economia do país.

Esta é a segunda greve de alerta convocada pela GDL em todo o país na atual ronda de negociações, depois da greve de vinte horas em meados de novembro.

A GDL exige, entre outras reivindicações, um aumento geral da remuneração de 555 euros, a redução da carga laboral para 35 horas, um bónus de compensação da inflação isento de impostos de 3.000 euros para trabalhadores a tempo parcial e a tempo inteiro.

Leia Também: Taxa de inflação na Alemanha cai para 3,2% em novembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas