Taxa de desemprego na OCDE mantém-se em 4,9% em outubro
A taxa de desemprego da OCDE manteve-se globalmente estável em 4,9% em outubro, mas com o número de desempregados a subir para 33,4 milhões, o nível mais alto de 2023, anunciou hoje a organização.
© Shutterstock
Economia OCDE
Num comunicado hoje divulgado, a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolimento Económico) sublinha que em outubro a taxa de desemprego, que se mantém abaixo de 5,0% desde julho de 2022, aumentou em 14 países da OCDE, permaneceu inalterada em nove e diminuiu em 10.
Em outubro, a taxa de desemprego dos jovens da OCDE (trabalhadores com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos) aumentou para 10,9%, 0,8 pontos percentuais acima do mínimo registado em abril e 6,8 pontos percentuais acima da taxa de desemprego dos trabalhadores com 25 anos ou mais, que permaneceu estável.
A taxa de desemprego dos jovens aumentou em 17 países da OCDE, com aumentos superiores a um ponto percentual registados na Austrália, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, Hungria e Itália.
Em outubro, foram registadas taxas de desemprego juvenil próximas ou superiores a 20% em nove países da OCDE.
Já as taxas de desemprego das mulheres e dos homens mantiveram-se estáveis em outubro.
Na zona euro, a taxa de desemprego tem-se mantido estável em 6,5% desde fevereiro de 2023 e em outubro manteve-se estável ou aumentou ligeiramente em 12 dos 17 países.
Em contrapartida, na zona euro foram registadas descidas acentuadas na Áustria, na Lituânia e na Grécia, o que fez com que a taxa de desemprego grega ficasse abaixo dos 10% pela primeira vez desde agosto de 2009.
A taxa de desemprego de dois dígitos em Espanha continuou a ser a mais elevada da zona euro em outubro.
Fora da Europa, as taxas de desemprego mantiveram-se estáveis ou aumentaram ligeiramente na Austrália, no Canadá e nos Estados Unidos e registou-se um aumento acentuado na Colômbia.
Dados mais recentes mostram que, em novembro, a taxa de desemprego voltou a aumentar, para 5,8%, no Canadá e diminuiu nos Estados Unidos para 3,7%, contra 3,9% em outubro.
Leia Também: "Desapareceu!". União Zoófila pede ajuda para encontrar animal abandonado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com