"Fora do alcance da maioria". Casas em Lisboa dão que falar 'lá fora'
Imóveis residenciais na capital portuguesa são mais caros do que em Milão, Madrid e Berlim, segundo a revista Fortune.
© Getty Images
Economia Habitação
Os preços das casas em Lisboa continuam a ser tema de conversa por cá e... também do outro lado do Atlântico. A revista norte-americana Fortune destaca, num artigo publicado na sexta-feira, que os preços na capital portuguesa estão "fora do alcance" para a maioria dos cidadãos.
A publicação, que cita dados da plataforma idealista, revela que o custo das casas em Lisboa aumentou 5,8% em novembro para um recorde de 5.426 euros por metro quadrado.
Ora, este acréscimo é o segundo maior na Europa, depois de Atenas.
E mais: "Depois de um aumento de quase 30% nos últimos cinco anos, os imóveis residenciais na capital de Portugal são mais caros do que em Milão, Madrid e Berlim".
A publicação destaca que, por cá, o Governo tem tentado travar o aumento dos preços, em particular com o vim dos Vistos Gold, mas o clima favorável e os preços que, ainda assim, estão abaixo de cidades como Paris e Zurique, limitam o impacto destes esforços.
O mercado imobiliário em Atenas tem registado ganhos anuais próximos dos 12%, Estocolmo está a subir mais de 5%, enquanto Madrid e Milão continuam a subir de forma constante a um ritmo superior a 3%.
Já Paris teve o desempenho mais fraco, registando uma queda superior a 6%.
Em meados de novembro, refira-se, a Comissão Europeia revelou que os preços das casas mais do que duplicaram, desde 2010, em Portugal e outros oito Estados-membros da União Europeia (UE), devendo continuar a crescer no território português, apesar do "arrefecimento" no imobiliário europeu.
Leia Também: Preços das casas para arrendar voltam a estabilizar em novembro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com