Greenvolt é o vencedor de leilão de armazenamento de energia na Polónia
O grupo Greenvolt, através da sua empresa Greenvolt Power, revelou hoje foi o grande vencedor do leilão de capacidade de armazenamento de energias renováveis realizado na Polónia em dezembro de 2023.
© Shutterstock
Economia Greenvolt
Os resultados, que foram divulgados pelo regulador polaco de energia no dia 05 de janeiro, deram a Greenvolt como vencedora de 1,2 gigawatts (GW) de capacidade, através de seis projetos que a empresa detém integralmente, e que representam cerca de 70% da capacidade em leilão.
Sobre o leilão realizado pela Polskie Sieci Elektroenergetyczne, a gestora da rede elétrica da Polónia, a Greenvolt Power esclarece também que conseguiu "um total de seis projetos de sistemas de armazenamento através de baterias (BESS)", sendo que a venda dessa energia "está assegurada" por contratos com um prazo de 17 anos.
No fundo, estes projetos representam uma capacidade total de armazenamento de sensivelmente 1,4 GW, tendo 1,2 GW garantido um contrato de compra de longo prazo, constituindo-se igualmente como o maior portfólio de Sistemas de Armazenamento de Energia (BESS) alguma vez aprovado num leilão na Polónia.
O presidente-executivo do grupo Greenvolt, João Manso Neto, considerou que "a Polónia é um mercado de extrema importância para a Greenvolt" e que "este resultado vem reforçar essa posição na estratégia de crescimento do grupo".
E prosseguiu: "Dá-nos a oportunidade de desenvolver seis sistemas BESS".
O resultado do leilão somado aos projetos de armazenamento detidos noutros países coloca a Greenvolt Power como um "'player' de referência no BESS na Europa e um dos maiores promotores à escala global, detendo o maior portefólio de BESS com um contrato garantido", salientou o gestor.
Ao abrigo desses contratos, a Greenvolt irá injetar energia que tem armazenada nas suas baterias na rede elétrica polaca em períodos em que a potência mínima não esteja garantida.
Essa energia será vendida a um valor de 244,90 zlotys por kilowatt, o equivalente a 57 euros por kilowatt, por um período contratualizado de 17 anos.
O administrador de Operações da Greenvolt Power, Jacek Bladek, por sua vez, afirmou que "a Greenvolt Power demonstrou mais uma vez a capacidade de mobilizar os seus próprios recursos para desenvolver integralmente projetos de grande escala e garantir contratos de longo prazo para os serviços fornecidos pelos sistemas de armazenamento de bateria, assegurando uma fonte permanente de receitas futuras e criando uma base sólida para o financiamento e construção de ativos de alta qualidade".
Além da promoção de projetos de Utility Scale Eólico, Solar e BESS em 15 países, o grupo atua também no importante segmento da Geração Distribuída, sendo a base das suas operações a produção de energia a partir de biomassa sustentável.
Leia Também: Mourinho pode resolver uma das principais 'dores de cabeça' do Barcelona
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com