BES admite reforçar em Espanha
O Banco Espírito Santo (BES) está atento a eventuais aquisições que lhe permita ganhar maior dimensão em Espanha, revelou o presidente, Ricardo Salgado, em Madrid, salientando que qualquer negócio terá que ser feito com prudência.
© Lusa
Economia Salgado
"Estamos sempre a analisar oportunidades. Neste momento, estamos a abrir alguns balcões, mas quando surgem oportunidades, são estudadas", afirmou o banqueiro num encontro com jornalistas em Madrid.
Qualquer eventual negócio terá que ser analisado com "muita prudência", sublinhou, explicando que o mesmo tem que ser adequado ao tamanho relativo do BES em Espanha.
"Quando fizermos uma aquisição temos que ter a certeza que vai acrescentar valor ao BES", disse Salgado, apontando os elevados custos de financiamento que os bancos portugueses hoje enfrentam para justificar a cautela.
"Cada vez mais o capital é mais caro, e qualquer aquisição significativa, é um encargo brutal", assinalou o presidente do BES.
O BES tem actualmente 26 balcões em Espanha, mas o objectivo é alargar a rede, a curto prazo, para o dobro, revelou na quinta-feira Pedro Escudero, director da operação de retalho do banco em Espanha.
"Queremos abrir até 50 agências um pouco por toda a Espanha", anunciou o responsável, explicando que o objectivo do BES é estar presente "em todas as capitais de província" do país.
Para já, serão abertos até Janeiro cinco balcões, mas o plano é "duplicar ou triplicar" o actual número de agências, afirmou aos jornalistas portugueses Escudero.
A par da expansão da rede, o BES está a contratar novos colaboradores, em contraciclo com a tendência do sector bancário em Espanha.
"Estamos a empregar pessoas, sobretudo comerciais, o que é raro hoje em dia. Queremos contratar bem, com prudência", assinalou Escudero, apontando para um número acima das 30 pessoas, que se juntarão aos atuais 476 empregados.
"Hoje em dia temos muito poucos problemas em Espanha, porque somos um banco pequeno. Os nossos competidores estão a reduzir", frisou.
Nos primeiros nove meses do ano, a sucursal do BES em Espanha mais que duplicou os lucros, para 15 milhões de euros.
A entidade tem o foco de actividade na banca de empresas, na banca privada e na gestão de activos.
Conta com 44 mil clientes, dos quais 20 mil na banca privada (gestão de patrimónios).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com