Depois de ter impulsionado a economia dos Estados Unidos e as vendas de vinis no Reino Unido, o ‘efeito’ da cantora norte-americana Taylor Swift está a começar a sentir-se na Europa. É que, segundo uma análise da agência de viagens eDreams, a vinda da artista ao ‘velho continente’ fez disparar as pesquisas de voos para as cidades que contarão com a passagem da digressão ‘The Eras Tour’. Mas, e ainda que haja um "aumento muito significativo" na maioria das paragens, Lisboa ficou aquém do esperado.
Apesar de "a tendência habitual dos viajantes seja a de confirmar as reservas um a dois meses antes da viagem", a agência salientou ter registado "um aumento significativo do interesse em viajar durante o período da digressão", num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
De acordo com a análise da empresa, a procura por voos para o período de 17 a 19 de maio, altura em que a artista deverá atuar em Estocolmo, aumentou seis vezes em relação ao mesmo período de 2022 (+473%). No topo da tabela seguem-se Varsóvia (+339%), Edimburgo (+176%), Liverpool (+133%) e Paris (+108%), ainda que os aumentos em Zurique (+76%), Lyon (+67%), Milão (+57%) e Amesterdão (+50%) também se destaquem.
Com duas datas, "Lisboa é das paragens da tour que regista um aumento menor da procura (+5% vs 2022), provavelmente por ser também um dos concertos de Taylor Swift com lotação mais limitada".
A eDreams apontou ainda que os viajantes que mais procuram por Lisboa no período dos concertos são originários do Reino Unido, Espanha, Estados Unidos e França.
Mas, e de acordo com a mesma fonte, "os americanos são quem mais procura viagens coincidentes com as datas e locais dos concertos na Europa – algo que não se verificou noutros anos, e demonstra o seu interesse na digressão europeia, possivelmente devido ao facto de muitos fãs não terem podido assistir aos concertos" no seu país.
"Estes padrões atípicos encontrados pela eDreams refletem a influência de Taylor Swift no panorama musical e o seu impacto económico no turismo internacional. Esta digressão está a revelar-se um importante motor do turismo na Europa em 2024, redefinindo os padrões das viagens e realçando a ligação entre entretenimento e turismo a nível global", considerou ainda a entidade.
Recorde-se que Taylor Swift estreia-se em Portugal nos dias 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz, fazendo-se acompanhar pela banda Paramore. De acordo com a See Tickets, as portas abrem às 16h00 e o espetáculo, que terá uma duração de cerca de três horas, tem início pelas 18h00.
Além de 44 canções dos 10 álbuns editados, a artista tem por hábito incluir dois outros temas, normalmente em acústico. Também já se fez acompanhar de convidados com os quais tem canções em comum, entre eles Phoebe Bridgers, Marcus Mumford, e até mesmo Ice Spice.
[Notícia atualizada às 16h54]
Leia Também: Eleitores, não deixem um 'Blank Space'. O apelo da UE a... Taylor Swift