Fed pode subir taxas de juro antes do previsto
A presidente da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse hoje que se o mercado laboral continuar a melhorar, as taxas de juro podem subir "antes do esperado".
© Reuteurs
Economia Janet Yellen
"Se o mercado laboral continuar a melhorar mais depressa do que o previsto, tendo como resultado uma convergência mais rápida (de estabilidade de preços e pleno emprego), então a subida das taxas de juro provavelmente ocorre antes do que era esperado", disse Yellen, que falava numa comissão do Senado.
Nesse sentido, a presidente da Fed reconheceu que existe uma "considerável incerteza" em relação às perspetivas económicas e salientou que, apesar da economia continuar a melhorar", a retoma "ainda não está concluída".
O desemprego nos Estados Unidos ficou em junho em 6,1%, o nível mais baixo desde setembro de 2008, e no primeiro trimestre do ano foram criados mais de 1,4 milhões de empregos nos Estados Unidos.
A presidente do banco central norte-americano disse também que espera que o programa de compra de ativos fique concluído após a reunião da Fed de outubro, como foi anunciado em junho.
A Fed não indicou qualquer data para a subida das taxas de juro, atualmente entre 0% e 0,25%, mas a maioria dos analistas crê que, com a consolidação da recuperação económica, ocorra em meados de 2015.
Segundo a presidente do banco central norte-americano, dados recentes sugerem que o crescimento económico se reforçou no segundo trimestre, após um início do ano no vermelho, com a economia a sofrer a maior contração em cinco anos (-2,9% entre janeiro e março).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com