"O Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu duas novas patentes a Portugal pelo desenvolvimento do SFP duplo GPON e do SFP+ duplo XGS-PON, ambos criados pela Altice Labs", adianta a Altice Portugal em comunicado, explicando que "estas inovações consistem na ligação de duas fibras óticas no mesmo porto do mesmo equipamento e viabilizam o dobro da quantidade de clientes ligados por cada fibra".
Estas duas inovações "revolucionam a forma como as redes se implementam no terreno ao duplicar a sua capacidade, permitindo servir o dobro dos clientes em relação à tecnologia anterior", sendo que, "além de aumentarem a largura de banda por interface física do equipamento na central de telecomunicações, estes conversores também aumentam a densidade de portos por equipamento, o que proporciona um alcance de distâncias superiores a 40 quilómetros", refere a operadora.
A terceira patente foi atribuída nos Estados Unidos e respeita "um novo sistema e método para suporte a ligações HTTP (HyperText Transfer Protocol) permanentes".
De acordo com a empresa, em outros protocolos, utilizados para fazer a gestão de equipamentos, "é necessário que o sistema gestor envie um pedido ao equipamento para que este se ligue ao sistema" e "só assim é possível que o gestor envie uma determinada ação pretendida ao equipamento".
Agora, com esta nova patente, "essa ligação não é encerrada, o que permite ao servidor efetuar ações sobre um equipamento de forma imediata, aumentando a rapidez e a eficiência da gestão que é feita dos equipamentos".
A Altice - "único operador de telecomunicações em Portugal que conta com um grande laboratório dedicado à investigação tecnológica" - refere que a conquista de novas patentes é "sinónimo da consolidação de uma posição que é de liderança na inovação e de posicionamento de Portugal na vanguarda tecnológica".
Leia Também: Sindicato Sicomp subscreveu acordo com Altice