O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 0,08 dólares abaixo dos 85,42 dólares com que fechou as transações na quinta-feira.
O Brent terminou a semana em baixa depois de ter mantido nos últimos dias as atenções focadas nas atuais tensões geopolíticas, especialmente na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, após o maior ataque ucraniano ao setor energético russo em meses, ocorrido na quarta-feira.
A Ucrânia está a atacar instalações de refinaria russas e causou danos às empresas Lukoil e Rosneft nas regiões de Nizhny Novgorod, Rostov e Ryazan.
Outros fatores que impactaram o comércio de petróleo bruto, segundo os analistas, incluem a revelação esta semana pela Agência de Informação de Energia dos Estados Unidos (EIA) do primeiro declínio nas reservas de petróleo bruto, exceto as reservas estratégicas, em quase dois meses.
Por seu lado, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulgou um comunicado onde apelou a mais investimentos no setor petrolífero.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em maio sobe 2,57% para 84,03 dólares