Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Trabalhadores da Casa da Moeda protestam em Lisboa por aumentos salariais

Cerca de uma centena de trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INMC), reunidos em plenário, concentraram-se hoje em frente ao edifício sede do organismo, em Lisboa, para exigirem aumentos salariais.

Trabalhadores da Casa da Moeda protestam em Lisboa por aumentos salariais
Notícias ao Minuto

18:06 - 20/03/24 por Lusa

Economia Casa da Moeda

O protesto realizou-se enquanto decorria uma reunião negocial entre a administração e os representantes dos trabalhadores.

À saída da reunião, o delegado sindical Paulo Sousa disse à Lusa que os sindicatos apresentaram uma contraproposta para aumentos salariais de 10% com um mínimo de 100 euros para cada trabalhador, tendo a administração ficado de "reavaliar e apresentar uma nova proposta".

Inicialmente, os sindicatos tinham apresentado uma proposta de 15% com um mínimo de 150 euros.

"Os 700 trabalhadores [da INCM] precisam de uma valorização real daquilo que é o seu salário pelos serviços que prestam à República, quer a nível cultural, os documentos físicos, a própria criação da moeda e passando até pelos conteúdos digitais de segurança, cada vez mais necessários", afirmou o delegado sindical.

Para já, ficou agendada uma nova reunião com a administração da INCM para 03 de abril, que contará novamente com um plenário de trabalhadores à porta do edifício sede em Lisboa, acrescentou Paulo Sousa.

"Esperamos obviamente chegar a um consenso que seja bom para os trabalhadores", sublinhou Paulo Sousa, referindo que a INMC registou lucros de cerca de 20 milhões de euros no ano passado.

De acordo com o delegado sindical Nuno Ferreira, a administração da INMC começou por propor uma atualização em 35 euros para todos os trabalhadores, que foi rejeitada, tendo posteriormente avançado com uma proposta de aumentos progressivos, de 40, 45 e 50 euros, que também não foi aceite pelos sindicatos.

A INCM conta com perto de 700 trabalhadores em Lisboa, Porto e Coimbra.

Entre as principais funções da INCM estão a produção de documentos como o cartão de cidadão ou o passaporte, a cunhagem de moeda, a autenticação de metais preciosos, a edição do Diário da República e a publicação de obras da língua e da cultura portuguesa.

Leia Também: Casa da Moeda diz que não avaliou diamante encontrado na câmara do Funchal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório