A semana arrancou com uma subida dos preços dos combustíveis, que se verificou tanto no caso do gasóleo como no da gasolina. Perante este aumento, a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) defende que o novo Governo repense os impostos aplicados ao gasóleo e à gasolina.
"Se o Estado colocasse a política de impostos de combustível mais reduzida, penso que seria bastante benéfico. Embora recebesse menos por litro, teria muito mais litros para poder arrecadar impostos e, no final, seria muito mais benéfico", disse a vice-presidente da Anarec, Mafalda Trigo, em declarações à SIC.
Isto porque os condutores estão a sentir o aumento dos preços, mas não são os únicos, já que os revendedores dizem estar a haver uma diminuição do consumo.
Esta segunda-feira, recorde-se, as previsões apontavam para um aumento de 3,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo simples e para uma subida de 0,5 cêntimos por litro no caso da gasolina simples 95.
Isto acontece numa altura em que o preço médio do gasóleo simples está nos 1,615 €/litro, enquanto a gasolina simples 95 está a custar, em média, 1,797 €/litro, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Leia Também: Dias de receber, combustíveis e mais: 5 temas que marcam esta 2.ª-feira