CaixaBank substitui Lobo Xavier como 'vice' do BPI após eleição para EDP
O CaixaBank, único acionista do BPI, substituiu António Lobo Xavier como vice-presidente do Conselho de Administração do banco por Cristina Rios de Amorim, mantendo-o como vogal, após o gestor ter sido eleito para um cargo na EDP.
© Global Imagens
Economia Lobo Xavier
Em comunicado, hoje divulgado, o BPI informou que o CaixaBank decidiu "nomear Cristina Rios de Amorim como vice-presidente do Conselho de Administração, em substituição de António Lobo Xavier, que se mantém como vogal" deste órgão.
Segundo a nota, "a alteração resulta do facto de António Lobo Xavier ter apresentado um pedido de acumulação de funções, que se admitiu que, sendo compatível com as funções de vogal do Conselho de Administração e da Comissão de Auditoria" não será "necessariamente com as de vice-presidente do Conselho de Administração".
No dia 10 de abril, António Lobo Xavier foi eleito presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP para o mandato 2024-2026.
O CaixaBank decidiu ainda "ratificar a cooptação, aprovada pelo Conselho de Administração do Banco BPI, S.A. a 26 de março de 2024, de Maria Inês Martins Valadas como membro do Conselho de Administração e membro da Comissão de Riscos até ao final do mandato em curso (2023-2025), em substituição de Sandra Maria Santos que apresentou a sua renúncia".
Segundo o banco, o início de funções desta nova administradora não executiva fica dependente da necessária aprovação das autoridades de supervisão.
Por fim, o acionista do BPI deliberou nomear Maria Inês Martins Valadas como membro da Comissão de Auditoria do BPI, até ao final do mandato em curso (2023-2025), também em substituição de Sandra Maria Santos. Também neste caso, "o início de funções deste novo membro da Comissão de Auditoria fica dependente da necessária aprovação das autoridades de supervisão", concluem.
Leia Também: Lobo Xavier eleito presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com