África tem défice de 4 biliões para cumprir desenvolvimento sustentável
O presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) afirmou existir um défice de quatro biliões de dólares (3,73 biliões de euros) para África cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), informou hoje a instituição bancária.
© Reuters
Economia BAD
Akinwumi Adesina enfatizou, por essa razão, a necessidade crítica de se aumentar significativamente o financiamento aos países africanos, pode ler-se no comunicado do BAD.
No mesmo discurso, no domingo, em Riade, durante as celebrações do 50.º aniversário do Banco Islâmico de Desenvolvimento, Adesina destacou que o défice financeiro anual é crescente e de quatro biliões de dólares, "uma lacuna que ameaça fazer descarrilar os esforços para alcançar os ODS até 2030".
O Presidente do BAD apontou que o atual défice anual, acima dos 2,5 biliões de dólares (2,33 biliões de euros) que se registavam em 2015, "foi impulsionado pelas recentes pressões económicas globais e pelos impactos persistentes da pandemia de covid-19".
Adesina salientou ainda "o papel crítico dos bancos multilaterais de desenvolvimento na abordagem dessas necessidades através de uma maior colaboração e de soluções financeiras inovadoras".
A sessão "centrou-se na avaliação das estratégias financeiras essenciais para promover o desenvolvimento global num cenário marcado pela instabilidade económica e pela escalada dos desafios ambientais", de acordo com a mesma nota.
O presidente do BAD descreveu as alterações climáticas como o desafio mais significativo para alcançar os ODS, detalhando a devastação que traz às economias através de secas, inundações e ciclones em África, a região mais afetada do mundo mas que recebe menos em termos de financiamento para projetos ambientalmente positivos.
"África vai precisar de 277 mil milhões de dólares (258 mil milhões de euros) por ano para enfrentar as alterações climáticas, mas recebe apenas 30 mil milhões de dólares (cerca de 28 mil milhões de euros) anualmente", recordou.
Leia Também: Presidente do BAD pede fim de empréstimos opacos que "minam potencial"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com