Ofertas de emprego e crédito fácil? BdP alerta para tentativas de fraude
Fique a par das recomendações do Banco de Portugal e não se deixe enganar.
Notícias ao Minuto | 14:26 - 30/04/2024© shutterstock
Economia Fraude
Há cada vez mais utilizadores a receber mensagens fraudulentas de uma fatura com um valor a pagar. Muitas vezes, estas mensagens geram dúvida porque são enviadas, alegadamente, em nome de empresas conhecidas. Contudo, os alertas multiplicam-se e o que pode fazer, desde logo, se ficar na dúvida é procurar o número da entidade na internet.
Por exemplo, uma mensagem que está a circular em nome da EDP utiliza a entidade com o número 21800, mas a própria elétrica já deixou um alerta no seu site oficial:
"As entidades mais utilizadas nestes SMS fraudulentos são: 21800, 45761, 12101 e 12167 que não correspondem às entidades utilizadas pela EDP", pode ler-se.
Na prática, o que nunca deve fazer é proceder ao pagamento, mas antes confirmar "sempre as entidades dos dados bancários apresentados quando recebe este tipo de comunicações", recomenda a EDP.
Exemplo das mensagens fraudulentas que estão a ser recebidas por alguns utilizadores© Notícias ao Minuto
No caso da utilização do nome da EDP, as mensagens por pagamentos em atraso são "o caso mais comum de tentativa de fraude registado, em que os clientes recebem um SMS com solicitação de pagamento de faturas em atraso, ou solicitação do pagamento da taxa de regularização da fatura com a ameaça de interrupção do fornecimento de energia".
Contudo, não é só a elétrica a empresa visada. Os alertas multiplicam-se e até tentativas de fraude relacionadas com o IRS já fizeram soar as campainhas da Autoridade Tributária (AT), conforme o Notícias ao Minuto noticiou aqui.
Aliás, esta terça-feira o Banco de Portugal (BdP) alertou para tentativas de fraude associadas a ofertas de emprego, investimentos com retorno avultado e crédito fácil. O supervisor deixa recomendações para que os utilizadores não caiam nestes esquemas.
Leia Também: Homebanking? BdP alerta para situações de fraude com transferências
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.
Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.
É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.
Saber mais sobre notificações do browser