Meteorologia

  • 28 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Semana do Brasil leva a Vila Nova de Gaia marcas, investidores e cultura

A primeira edição internacional da Brasil Origem Week, de 06 a 09 de junho, mostra em Vila Nova de Gaia muito do que o Brasil tem e oportunidades para investir, contando 40 expositores, 150 marcas e cultura, revelou a organização.

Semana do Brasil leva a Vila Nova de Gaia marcas, investidores e cultura
Notícias ao Minuto

08:21 - 04/06/24 por Lusa

Economia Vila Nova de Gaia

O evento terá, logo no primeiro dia, um seminário sobre oportunidades de comércio e investimento bilaterais, revelou à Lusa Marco Lessa, presidente executivo do grupo M21, organizador do evento em parceria com o WOW, os governos dos estados brasileiros da Baía e do Pará, a Embaixada do Brasil em Portugal, a Câmara Luso-Brasileira e a Casa Brasiliana.

"Um Brasil de Oportunidades" é o tema e o seminário conta com a participação de juristas e políticos, além de empresários, havendo a expectativa de "200 investidores portugueses e também espanhóis", adiantou o presidente e co-proprietário do M21.

O objetivo da Brasil Origem Week, com "cerca de 40 expositores e umas 150 marcas de produtos brasileiros dos mais diversos segmentos" é ser um evento que "transversalize várias atividades" do país "considerando o produto, claro, a marca também e a cultura brasileira", nas suas mais diversas formas, afirmou Marco Lessa.

Os organizadores querem "apresentar ao mercado português a oportunidade de investimento no Brasil na perspetiva de dois estados especificamente [Baía e Pará]", além de promover o "destino turístico" Brasil.

Na opinião de Marco Lessa, "é necessário que as pessoas vejam um Brasil mais completo" porque o país tem "muito mais para oferecer, além de açaí e sandálias havaianas".

Para o empresário brasileiro, este evento pode ser "mais um passo" na concretização de negócios que visam a complementaridade industrial entre empresários brasileiros e portugueses, um objetivo que o CEO do grupo M21 tem vindo a fomentar.

"Nós começamos uma etapa (...) de avaliar quem tem potencialidades, e condições tanto fabris como de qualidade produtiva para exportação e para estar noutro continente, bem como quem tem condições também, e interesse, de fazer investimento em solo português, numa planta industrial, individualmente ou em parceria, ou em sociedade com algum outro investidor ou investidores portugueses", disse Marco Lessa.

E a Brasil Origem Week "trás já essas marcas da bioeconomia, de alimentos, marcas de moda, que podem perfeitamente avançar mais. Vai haver produtos manufaturados ou produzidos, ou industrializados no Brasil, mas alguns, além de industrializados do Brasil, também têm como transferir a matéria-prima e processar (passar a ser transformados) em Portugal", realçou.

Em resumo, a organização quer que o evento sirva para mostrar "esse Brasil mais rico, essas possibilidades de investimento" e para ajudar a consolidar "uma relação com negócios efetivamente fechados".

Os quatro dias terão gastronomia, cultura, moda, palestras e negócios e destaca produtos autorais e de alta qualidade de pequenas e médias empresas, sendo a entrada livre.

Uma palestra do brasileiro Eduardo Bueno, autor de mais de 30 livros, historiador e escritor com um canal no YouTube, "Buenas Ideias", com mais de 1,4 milhões de seguidores, é um dos momentos altos, segundo a organização.

Nas artes, destaca as exposições "Deusas da Água", de Christina Oiticica, artista com trabalhos expostos em 17 países, e os trabalhos "Retratos Sonoros", do fotógrafo Daryan Dornelles, e "Raízes do Sertão Nordestino", do baiano Eduardo Lima.

Integrado na Brasil Origem Week decorre ainda o Douro Bossa Jazz, nos dias 07 e 08 de junho, com nomes como Danilo Caymmi, Carla Visi e Maíra Freitas.

Desfiles de moda, palestras sobre gastronomia e 'showcookings' com conhecidos chefs brasileiros preenchem também o programa e sábado, dia 08, haverá o Fórum Mulher - Empreendedorismo e Desafios.

A edição deste ano da Brasil Origem Week em Brasília, que decorreu há pouco mais de uma semana, contou 35.000 visitantes, 120 expositores, 250 marcas de produtos e gerou dois milhões de euros em negócios "diretos e futuros", segundo dados da organização do evento.

Leia Também: ARCOlisboa termina com cerca de 13 mil visitantes e "balanço positivo"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório