A EDP é a marca portuguesa mais valiosa em 2024 (avaliada em 2.891 milhões de euros), de acordo com um estudo (que é publicado de forma anual) da OnStrategy. O 'top 3' é ainda composto pela GalpEnergia (2.330 milhões de euros) e a Jerónimo Martins (1.324 milhões de euros).
Pingo Doce (1.141 milhões de euros), Continente (989 milhões de euros), Caixa Geral de Depósitos (988 milhões de euros), Millennium BCP (945 milhões de euros), Meo (767 milhões de euros), EDP Renováveis (724 milhões de euros) e Banco BPI (532 milhões de euros) fazem o 'top 10' das marcas portuguesas mais valiosas.
De acordo com a consultora, os "setores de Distribuição/Retalho e Banca registaram a maior valorização", sendo que a EDP se mantém "consistentemente" como a marca mais valiosa.
Em comunicado, a OnStrategy salienta "as marcas Continente (+48%), Caixa Geral de Depósitos (+47%), Pingo Doce (+38%), MillenniumBCP (+38%) e EDP Renováveis (+37%) como aquelas que mais valorizaram, tudo isto num contexto em que as 25 marcas portuguesas mais valiosas apreciaram cerca de 20%".
"De uma forma geral, a valorização das marcas portuguesas beneficiou de uma estabilização da inflação e da manutenção das taxas de juro, embora ainda pressionadas pela instabilidade provocada pelas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Por outro lado, houve uma melhoria na perceção de risco da nossa economia, o que beneficiou significativamente as taxas de desconto, ao mesmo tempo que as perspetivas de evolução do volume de negócios, as margens operacionais e os índices de força de marca se mantiveram estáveis", salientou João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros na OnStrategy na mesma nota.
Veja a tabela completa:
As 25 marcas portuguesas mais valiosas em 2024© Reprodução / OnStrategy
Leia Também: Equinix investe 50 milhões construção de novo centro de dados em Lisboa