A Comboios de Portugal (CP) anunciou que o "Comboio Histórico do Douro está prestes a regressar aos carris, mantendo-se um só compromisso": o de "proporcionar uma experiência verdadeiramente autêntica e inesquecível aos passageiros que aceitem embarcar nesta emblemática viagem no tempo, junto ao rio Douro, marcada pela beleza única da paisagem Património Mundial da UNESCO".
"Nesta temporada 2024, e face ao crescente interesse e procura por esta experiência diferente e histórica, a CP decidiu aumentar o número de viagens realizadas", explica a empresa ferroviária.
Ao todo, está prevista a realização de 51 circulações, entre os meses de junho e outubro, às quartas-feiras, sábados, domingos, incluindo o feriado de 15 de agosto. A primeira viagem acontece a 15 de junho e a última a 27 de outubro.
O programa começa na Régua, 30 minutos antes da hora marcada de partida, com a oferta de um cálice de vinho do Porto, águas e rebuçados da Régua. Em cada viagem haverá animação regional a bordo, assim como doces típicos da região.
"Haverá ainda, quer na ida quer no regresso, uma paragem na Estação do Pinhão, onde os participantes têm a oportunidade de assistir ao abastecimento de água à locomotiva a vapor e podem também admirar os famosos painéis de azulejos que decoram as paredes da Estação, assim como visitar uma 'Wine House' e adquirir produtos típicos da região. Na Estação do Tua, enquanto a locomotiva a vapor faz as manobras de inversão, há tempo para relaxar, admirar a paisagem e visitar o local", promete a CP.
"Quem decidir agarrar este desafio vai viajar a bordo de um comboio composto por uma icónica locomotiva a vapor com quase 100 anos - a CP0186 - e por cinco carruagens históricas, que vai percorrer os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão)", continua a empresa organizadora no comunicado, assegurando que, mais do que "passageiros", o Comboio Histórico do Douro transporta "história, cultura e emoções".
É, aliás, uma aposta "no envolvimento da região, numa parceria com as Autarquias de Alijó, Carrazeda de Ansiães e Peso da Régua, que pretende valorizar este território, promover os produtos locais e enriquecer o serviço de turismo ferroviário, tornando as viagens ainda mais atrativas".
Leia Também: Trabalhadores da CP marcam greve conjunta para 28 de junho