Na hora de decidir o curso universitário que queremos seguir, há vários fatores em ter em conta.
Se por um lado, os mais experientes aconselham os jovens a seguir áreas com muita oferta de emprego, estes acabam muitas vezes por seguir o coração e optar por cursos que vão de encontro aos seus gostos, podendo mais tarde arrepender-se por serem áreas com pouco empregabilidade ou mal remuneradas.
Assim, é importante fazer uma reflexão consciente entre aquilo que se gosta e aquilo que possa dar frutos no futuro.
Assim, deixamos-lhe alguns conselhos que podem fazer diferença.
Quando fizer a sua escolha, note que é importante optar por um curso prático e que lhe ofereça a oportunidade de trabalhar e evoluir ao lado de profissionais da área em causa.
Optar por um curso, em que a maioria dos professores são especialistas ativos nas suas respectivas áreas, permite aos estudantes contactar diretamente com profissionais que estão atualmente a influenciar o mercado.
A presença de profissionais de alto nível no corpo docente, provenientes de empresas que estão a recrutar, permite que os estudantes recebam uma formação atualizada desde o início dos seus estudos... e que aumentem a probabilidade de arranjar emprego no final do curso.
Isto é fundamental porque aproxima os alunos do mercado de trabalho e facilita que muitos estudantes comecem a trabalhar desde os primeiros anos do curso em áreas que lhes interessam.
Leia Também: SS contestada sobre subsídio de desemprego para vítimas de violência